top of page

BLOG MAR & DEFESA

Economia do Mar e Poder Marítimo


Publicado no blog MAR & DEFESA em 29 de março de 2022


"ECONOMIA DO MAR E PODER MARÍTIMO" é uma obra Policy-Oriented que apresenta abordagens de natureza teórica e aplicada sobre a importância da Economia do Mar para o Poder Marítimo brasileiro. Lançada pela Editora ALPHERATZ, foi escrita pela equipe de pesquisadores que atuaram na 2ª Jornada de Prospectiva em Defesa, realizada pela Escola de Guerra Naval (EGN), e organizada pelo Professor Doutor Thauan Santos*.


É fruto de parceria entre o Grupo Economia do Mar (GEM) e o Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (LSC/EGN), com fomentos da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).


O livro “Economia do Mar e Poder Marítimo” é resultado de um esforço coletivo. Possui uma abordagem interdisciplinar, com contribuições sobretudo das seguintes áreas: Economia, Desenvolvimento Regional, Relações Internacionais, Geopolítica e Estudos Prospectivos. Esta obra decorre da necessidade de atender a uma demanda nacional de estudos nessa área, uma vez que inexiste, até o momento, um manual em Língua Portuguesa que discuta a Economia do Mar do Brasil. Portanto, o caráter inovador desta obra reside justamente em contribuir para preencher esse vazio, apresentando as principais interfaces entre a Economia do Mar e o Poder Marítimo, especialmente analisando o caso brasileiro.


* Thauan Santos é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN), Coordenador do Grupo Economia do Mar (GEM).


---


Conheça o site e o blog MAR & DEFESA, uma iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade política de Defesa no Brasil.

>> Acesse https://www.maredefesa.com.br e clique no botão Cadastre-se e receba atualizações; você fará parte da nossa lista de e-mail e receberá a newsletter mensal, bem como outras informações de interesse.

>> Conheça e siga as nossas redes sociais (Whatsapp, Telegram, LinkedIn e Twitter), cujos links encontram-se disponíveis no site.

FAÇA SEU CADASTRO!

Ao cadastrar o seu e-mail você receberá uma notificação sempre que um novo conteúdo for publicado no MAR & DEFESA. Cadastre-se e não perca nenhuma atualização do MAR & DEFESA.

logo-mar-e-defesa.png
bottom of page