top of page

BLOG MAR & DEFESA

7º. Simpósio de Segurança Regional


Publicado no MAR & DEFESA em 20 de janeiro de 2022



Nos dias 8 a 9 de dezembro de 2021 ocorreu o 7° Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul, na Escola Superior de Defesa, em Brasília. O evento, organizado pelo Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, teve a sua primeira edição em 2015, e é fruto de uma parceria entre o Ministério da Defesa, o Ministério das Relações Exteriores, a Delegação da União Europeia no Brasil, a Embaixada da Bélgica, a Embaixada da França, a FUNAG, a Fundação Konrad Adenauer (Alemanha) e o Instituto Real de Relações Internacionais Egmont (Bélgica). Ao longo dos anos, o evento vem sendo transformado em um fórum para intercâmbio de conhecimentos e experiências entre atores governamentais e não-governamentais, públicos e privados, bem como especialistas em Segurança e Defesa.

Foram abordadas nessa edição as perspectivas sul-americanas e europeias de cooperação em Defesa, além da apresentação dos seguintes painéis temáticos: Painel 1 - “Tratado da Antártica: 60 anos de sua entrada em vigor”; Painel 2 - “Operações de Paz da ONU: possibilidades de cooperação Europa-América do Sul”; Painel 3 – “Atuação das Forças Armadas em ações humanitárias”.


Do ponto de vista do interesse da Base Logística de Defesa, cabe ressaltar a alocução do Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, que abordou a oportunidade da cooperação entre a América do Sul e União Europeia, sobretudo no compartilhamento de produtos de Defesa, na interoperabilidade e no desenvolvimento da Indústria de Defesa.


FONTES:

---


MAR & DEFESA

Poder Marítimo e Defesa Nacional

"Ajudando a construir uma mentalidade política de defesa no Brasil"


Cadastre-se no site para receber a nossa newsletter mensal:


Perguntas e sugestões:

E-mail: contato@maredefesa.com.br ou pelo "Fale Conosco" do site.


Administrador do site / Editor do blog:

Francisco E. N. Novellino

Whatsapp: (21) 97673-4234

E-mail: contato@maredefesa.com.br

FAÇA SEU CADASTRO!

Ao cadastrar o seu e-mail você receberá uma notificação sempre que um novo conteúdo for publicado no MAR & DEFESA. Cadastre-se e não perca nenhuma atualização do MAR & DEFESA.

logo-mar-e-defesa.png
bottom of page