top of page

BLOG MAR & DEFESA

28/08/20 - Quais são os ventos favoráveis?

Atualizado: 14 de dez. de 2020

O site Defesa Net publicou editorial no dia 28 de agosto de 2020 (leia aqui) sobre uma possível tendência de "desnacionalização" da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira. De acordo com a matéria, essa tendência se verificaria nos termos da Portaria nr. 189/20, do Comando do Exército, que trata das normas reguladoras e processos de avaliação e homologação de produtos controlados.

Em que pese a afirmação do editorial se restringir a armas portáteis, e carecer de uma análise mais fundamentada, é fato que a BIDS tem sido incentivada ou desacelerada em função dos "humores" do Poder Executivo, e não de um modelo de sustentável a longo prazo. Conforme aponta a matéria, há cerca de 30 anos "os orçamentos de Defesa nada mais são que mero exercício de prestidigitação." Mesmo com a vigência mais recente dos documentos estruturantes de defesa - PND, END e LBDN -, percebe-se claramente que o processo de obtenção de meios para as três forças não contempla a realidade política e orçamentária nacional, nem está fundamentado em um conceito estratégico de alto nível, decorrente de uma ampla participação do Congresso Nacional.

Parafraseando Sêneca, "se um país não sabe para onde vai, todos os ventos lhe são favoráveis".

Foto: Blindados "Guarani" (Defesa Net)


FAÇA SEU CADASTRO!

Ao cadastrar o seu e-mail você receberá uma notificação sempre que um novo conteúdo for publicado no MAR & DEFESA. Cadastre-se e não perca nenhuma atualização do MAR & DEFESA.

logo-mar-e-defesa.png
bottom of page