top of page

BLOG MAR & DEFESA

Narvik

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Publicado no MAR & DEFESA em 03 de fevereiro de 2023


Narvik é um filme norueguês de drama e guerra que chegou no catálogo da Netflix e é a dica perfeita para quem gosta de filmes históricos sobre a Segunda Guerra Mundial.


O filme se passa na primavera de 1940, na cidade de Narvik, na Noruega. A cidade litorânea é um ponto estratégico para os alemães abastecerem seu país com minério de ferro. 200 noruegueses pegam em armas e não querem que sua cidade seja sitiada pela Alemanha nazista, entre eles o jovem cabo Gunnar Tofte. Enquanto ele luta pela liberdade de seu país, sua esposa, Ingrid, é forçada a colaborar contra sua vontade tornando-se intérprete dos alemães.


Na época, a Noruega se encontrava em posição de neutralidade e não se envolvia nos conflitos entre os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Por causa disso, integrantes dos governos alemão e inglês se reuniam na região de Narvik para negociar e alinhar pontos estratégicos para a guerra. O filme conta a história da cidade da Noruega que ficou marcada como o palco da primeira grande derrota de Hitler na Segunda Guerra Mundial, não obstante os alemães obterem sucesso em ocupar o país até o fim da guerra.


"Narvik" foi um dos filmes mais vistos da Netflix no Brasil, encontrando um sucesso inesperado entre o público. O longa norueguês foi inspirado em um drama real, sendo a produção de língua não inglesa mais vista da última semana de janeiro.


A “paz” instaurada pela neutralidade norueguesa acaba quando os alemães invadem Narvik em uma decisão estratégica. Por ser o principal porto de embarque para o minério de ferro sueco, utilizado para a fabricação de armas, Hitler ordena que suas tropas dominassem a região. Isso faz com que os ingleses saiam em retirada e busquem organizar prontamente um contra-ataque fulminante.


Cientes de que seriam prisioneiros dos nazistas, os soldados noruegueses decidem se aliar ao ingleses e partem para a guerra no que ficaria conhecido como o maior combate armado da história do território norueguês. Isso faz com que Gunnar embarque em uma jornada extremamente dramática, primeiro como prisioneiro alemão e depois como um cidadão em busca de vingança.


Enquanto drama de guerra, Narvik tem ótimas cenas de ação que priorizam a humanização de seus personagens em vez de focar na brutalidade. Por mais que corpos sem vida estejam o tempo todo no caminho dos personagens, Skjoldbjærg busca dar mais ênfase às jornadas narrativas do que a espetacularização do conflito.




---

MAR & DEFESA

Poder Marítimo e Defesa Nacional

Contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade política de defesa no Brasil


Cadastre-se no site para receber a nossa newsletter:


Perguntas e sugestões:

- Fale Conosco do site;

- Whatsapp (21) 97673-4234

FAÇA SEU CADASTRO!

Ao cadastrar o seu e-mail você receberá uma notificação sempre que um novo conteúdo for publicado no MAR & DEFESA. Cadastre-se e não perca nenhuma atualização do MAR & DEFESA.

logo-mar-e-defesa.png
bottom of page