top of page

BLOG MAR & DEFESA

Filme: "O apelo de 18 de junho"


Publicado no blog MAR & DEFESA em 01 de julho de 2022


EM 17 DE JUNHO DE 1940, em meio ao colapso dos exércitos franceses frente às forças alemãs, Charles De Gaulle, um obscuro general de brigada nomeado subsecretário de Estado da Guerra em 6 de junho, foi a Londres encontrar-se com o Primeiro Ministro Winston Churchill. De Gaulle havia convencido o então Presidente do Conselho de Ministros, Paul Reynaud, que a França deveria resistir ao avanço alemão a qualquer custo, contando para isso com o apoio militar da Grã-Bretanha. Por outro lado, os generais Philippe Pétain e Maxime Weygand, veteranos da I Guerra, opunham-se à resistência, temendo que as tropas alemãs arrasassem Paris, e levassem a população civil a um sofrimento desnecessário - na avaliação de ambos. A propósito, o filme reproduz uma conversa de Charlles De Gaulle com um oficial britânico, na qual fica evidente que o Marechal Petáin já vislumbrava, bem antes da eclosão da II Guerra, uma estratégia defensiva para a França em caso de conflito com a Alemanha, sendo o responsável pela construção da Linha Maginot.


Ao chegar em Londres no dia 17 de junho, De Gaulle fica sabendo que o Marechal Pétain - que substituíra Reynaud na Presidência do Conselho de Ministros - acabara de propor a Adolf Hitler um armistício. De Gaulle expressa então a Churchill seu desejo de falar às tropas e ao provo francês via BBC, incitando-os à resistirem, recebendo a autorização e apoio do Primeiro-Ministro. No dia seguinte a 18 de junho, às 22h, o general lançou seu primeiro apelo à resistência, inaugurando a França Livre e as Forças Francesas Livres (FFL).


O filme encontra-se disponível no canal Cinéma Cinémas no Youtube.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=QqRnvF-uURg&t=44s

---


Conheça o site e o blog MAR & DEFESA, uma iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade política de Defesa no Brasil.


>> Acesse https://www.maredefesa.com.br e clique no botão Cadastre-se e receba atualizações; você fará parte da nossa lista de e-mail e receberá a newsletter mensal, bem como outras informações de interesse.


>> Conheça e siga as nossas redes sociais (Whatsapp, Telegram, LinkedIn e Twitter), cujos links encontram-se disponíveis no site.

FAÇA SEU CADASTRO!

Ao cadastrar o seu e-mail você receberá uma notificação sempre que um novo conteúdo for publicado no MAR & DEFESA. Cadastre-se e não perca nenhuma atualização do MAR & DEFESA.

logo-mar-e-defesa.png
bottom of page