top of page

BLOG MAR & DEFESA

A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética


Publicado no blog MAR & DEFESA em 27 de março de 2022


Fruto de uma intensa e longa pesquisa empreendida pelos cientistas do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o livro A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética traz um minucioso panorama das estratégias de Defesa Cibernética utilizadas pelos EUA, China, Rússia e Israel. A obra analisa doutrinas, políticas de defesa, e outros documentos, alguns sigilosos, que revelam como estas nações estão se preparando para a próxima Guerra Cibernética.


O espaço cibernético caracteriza-se como ponto focal no cenário das relações políticas, econômicas, sociais e militares dos Estados no século XXI. Os instrumentos e a cultura desse novo universo eram até bem pouco tempo percebidos como indutores das conquistas humanas dos séculos recentes, como democracia e os direitos individuais e sociais. Mas, na medida em que sua rede global se consolida, o ciberespaço passa cada vez mais a ser considerado um novo domínio do poder que pode estabelecer tanto a fonte de uma nova convivência democrática quanto a de um sistema totalitário global.


Assim, a leitura da presente obra é de suma importância para quem objetiva compreender melhor como as novas tecnologias da comunicação e da informação estão moldando as estratégias de defesa dos Estados e qual impacto tais ações terão na dinâmica da política internacional. A equipe do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea – GEPPIC, da UFSC, liderada pelas doutoras Danielle Jacon Ayres Pinto e Graciela De Conti Pagliari, e pela doutoranda Jéssica Maria Grassi, oportunamente traz, por intermédio deste livro, um tema central para reflexão sobre o futuro da humanidade à comunidade acadêmica e ao público em geral com interesse em tecnologia e guerra cibernética.


Fontes:

---


Conheça o site e o blog MAR & DEFESA, uma iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade política de Defesa no Brasil.

>> Acesse https://www.maredefesa.com.br e clique no botão Cadastre-se e receba atualizações; você fará parte da nossa lista de e-mail e receberá a newsletter mensal, bem como outras informações de interesse.

>> Conheça e siga as nossas redes sociais, cujos links encontram-se disponíveis no site.


FAÇA SEU CADASTRO!

Ao cadastrar o seu e-mail você receberá uma notificação sempre que um novo conteúdo for publicado no MAR & DEFESA. Cadastre-se e não perca nenhuma atualização do MAR & DEFESA.

logo-mar-e-defesa.png
bottom of page