top of page

BLOG MAR & DEFESA

25/10/21 – Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN)

No período de 18 a 22 de outubro foi realizada a XXIII edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN), uma atividade acadêmica promovida pelo Ministério da Defesa, por intermédio da Divisão de Cooperação Acadêmica (DICOOP), em parceria com instituições de Ensino Superior. Neste ano, a instituição parceira foi a Faculdade Damas, com sede em Recife/PE.

Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=EIXR3ulHUoI&t=548s. Acesso em 24/10/21.



O CEDN TEVE, COMO PÚBLICO-ALVO, alunos de graduação e pós-graduação, além de público em geral interessado em Defesa Nacional. O curso visa estimular a reflexão e os estudos de temas que envolvem a Defesa Nacional, em cumprimento ao 8º Objetivo da Política Nacional de Defesa (PND).


Realizado de forma presencial e remota, o CEDN adota a metodologia de palestras e mesas redondas, onde especialistas indicados pelo Ministério da Defesa - civis e militares - realizam suas exposições seguidas de debates entre os participantes. Neste ano, foram abordados diversos temas relacionados a Defesa Nacional, dentre eles os projetos estratégicos das Forças Armadas, a Base Industrial de Defesa brasileira e a atuação brasileira em Missões de Paz. Entre os palestrantes estiveram acadêmicos e representantes das Forças Armadas, do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).


SEGUE-SE A PROGRAMAÇÃO do curso, contendo os temas ministrados, palestrantes e as organizações a que pertencem:


DIA 18

- Uma análise dos conceitos de Segurança e Defesa adotados pelo Ministério da Defesa – Cel (R1) Celso Bueno da Fonseca – Ministério da Defesa.

- O Conselho de Segurança das Nações Unidas em face das grandes questões que afetam a estabilidade internacional – Prof. Alcides Costa Vaz – UnB.


DIA 19

- As dinâmicas de segurança e insegurança nos países da costa ocidental da África: reflexos para o Brasil – Prof. Pio Penna – UnB.

- O Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED) em face do “dilema da segurança” na América do Sul – Prof. Augusto Teixeira Junior – UFPB.

- A segurança e a defesa do Atlântico Sul: perspectiva brasileira – Profa. Daniele Dionísio – UFRJ.


DIA 20

- O Ministério das Relações Exteriores e a Defesa Nacional – Conselheiro Franklin Silva Netto – MRE.

- A Relação entre a Inteligência de Estado e a Defesa Nacional – Oficial de Inteligência Frank Márcio de Oliveira - ABIN.

- A participação das Forças Armadas brasileiras em missões de paz: passado, presente e futuro – Cel (R1) Átila Gonçalves Torres Junior – Ministério da Defesa.


DIA 21

- Os projetos estratégicos da Marinha do Brasil: importância, situação atual e perspectivas – Contra-Almirante (RM1) Paulo Cesar Demby Corrêa – Marinha do Brasil.

- Os projetos estratégicos do Exército Brasileiro: importância, situação atual e perspectivas – Coronel Jetson Turquiello Machado da Silva – Exército Brasileiro.

- Os projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira: importância, situação atual e perspectivas – Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador – Força Aérea Brasileira.


DIA 22

- O Brasil e sua Base Industrial de Defesa (BID): situação atual e perspectivas de evolução – Cel (R1) Luis Felipe Garcia Fernandes – Ministério da Defesa.

- A atuação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazonia (CEMSIPAM) – Prof. Dr. Hélcio Vieira Junior – Ministério da Defesa.


O CURSO PODERÁ SER ASSISTIDO na íntegra pelo canal da Faculdade Damas no Youtube, pelos links abaixo:


Dia 18 - https://youtu.be/EIXR3ulHUoI

Dia 19 – https://youtu.be/QOGJc28lzAI

Dia 20 – https://youtu.be/u1M_X3KCu9Q

Dia 21 – https://youtu.be/6__BtQre4So

----


MAR & DEFESA

Poder Marítimo e Defesa Nacional

www.maredefesa.com.br

contato@maredefesa.com.br

FAÇA SEU CADASTRO!

Ao cadastrar o seu e-mail você receberá uma notificação sempre que um novo conteúdo for publicado no MAR & DEFESA. Cadastre-se e não perca nenhuma atualização do MAR & DEFESA.

logo-mar-e-defesa.png
bottom of page