MAR & DEFESA

15 de jun de 20212 min

15/06/21 - Poder Militar e Política Externa

Atualizado: 14 de jul de 2021

Imagem: Facebook, página "Poder Naval Mundial " - acessado em 15/06/21

QUANDO PARTICIPAVA do bloqueio de Copenhagen, em 1801, o Almirante Nelson, referindo-se à diplomacia britânica, escreveu que “detestava homens que usavam tinta e canetas, e que os melhores negociadores da Grã Bretanha na Europa eram os seus navios de guerra”.

Obviamente não podemos tomar ao pé da letra a declaração do herói de Trafalgar e de outras tantas vitórias britânicas no mar, mas o fato é que, sem um poder militar forte, os acordos internacionais poderão incorrer no que Thomas Hobbes registrou na sua obra “Leviatã”: “Os pactos sem a espada não passam de palavras, sem força para dar a menor segurança a ninguém”. Um outro nome bastante conhecido dos historiadores militares, Frederico “O Grande”, Imperador da Prússia, declarou certa vez que “diplomacia sem força militar é como música sem instrumentos”. Fazendo coro com esses três conhecidos personagens, escreveu há alguns anos o General de Divisão (R-1) Rocha Paiva: “Um forte poder militar confere maior robustez à política exterior, atrai alianças, dissuade ameaças e desagrava afrontas”.

Dada as características de mobilidade, presença e versatilidade das marinhas de guerra, é o poder naval que melhor se presta ao papel de apoiar a política externa de um estado, sem com isso ferir suscetibilidades diplomáticas ou gerar crises internacionais desnecessárias. Por isso, considera-se como uma tarefa relevante e necessária em tempo de paz a “diplomacia naval”, que é o emprego político do poder naval em apoio à política externa de um país. No caso específico brasileiro, essas ações devem ser fruto de um planejamento integrado entre a Marinha do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa, como parte de uma estratégia maior da presença militar brasileira em Forças de Paz da ONU e em ações de caráter humanitário, o que inclui, necessariamente, a participação de contingentes do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

MAR & DEFESA - Poder Marítimo e Defesa Nacional

www.maredefesa.com.br

maredefesa@maredefesa.com.br