top of page

BLOG MAR & DEFESA

XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (CMDA)


Publicado no blog MAR & DEFESA em 23 de agosto de 2022


Entre os dias 25 e 29 de julho, ocorreu a XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (XV CMDA), em Brasília. Criada em 1995, a CMDA é integrada e dirigida pelos Ministros de Defesa ou Segurança dos Países das Américas, com a autorização dos seus respectivos governos. A reunião multilateral é o principal encontro entre países do Continentes no setor de defesa e segurança, e tem como principal finalidade promover o conhecimento recíproco, a análise, o debate e o intercâmbio de ideias e experiências no campo da defesa e da segurança.


A cada dois anos, o país-sede é alternado entre as 34 nações que compõem o fórum, sendo o Brasil o anfitrião do biênio 2021/2022. Coube ao Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, fazer a abertura oficial do evento. Além de presidir a Conferência, o Brasil teve sua delegação representando o País em consonância com os Objetivos Nacionais de Defesa previstos na Política Nacional de Defesa. Entre estes, destacam-se: "contribuir para a estabilidade regional e para a paz e a segurança internacionais"; e "contribuir para o incremento da projeção do Brasil no concerto das nações e sua inserção em processos decisórios internacionais".


A programação do evento contemplou a apresentação dos resultados das discussões dos Grupos de Trabalho (GTs) realizados no decorrer do biênio, a saber: Ciberdefesa e ciberespaço; mulher, paz e segurança; cooperação em assistência humanitária e socorro em casos de desastre. Além dessas temáticas, foram abordados, ainda, o fortalecimento da dissuasão integrada - ar, terra, mar, espaço e ciberespaço - e o papel das Forças Armadas frente a fluxos migratórios, tema apresentado pela delegação brasileira. No País, destaca-se a atuação da Operação Acolhida, força-tarefa logística humanitária que é referência no apoio a migrantes e refugiados venezuelanos que chegam ao país. Desde sua criação, em 2018, mais de sete mil militares já atuaram nessa Operação.


O presidente da CMDA e Ministro da Defesa do Brasil, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, seus homólogos e chefes de delegação assinaram a Declaração de Brasília em sessão plenária. Frisou o Ministro, na cerimônia de encerramento, que “o presente ciclo da CMDA cumpriu o propósito de proporcionar a oportunidade de diálogo, compartilhamento de ideias e conhecimento mútuo nas áreas de defesa e segurança”. A Declaração oficializa os compromissos firmados pelos países participantes do fórum, além de detalhar os temas que serão estudados nos GTs no próximo biênio. As autoridades reafirmaram seu compromisso de "continuar promovendo e fortalecendo a paz no Hemisfério” e com "a defesa dos valores da autodeterminação, da independência nacional, do respeito a integridade territorial, a proteção de populações civis, e à liberdade frente à dominação estrangeira”.


O próximo país a sediar a CMDA é a Argentina.



Conheça o site e o blog MAR & DEFESA, uma iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade política de Defesa no Brasil.


>> Acesse https://www.maredefesa.com.br e clique no botão Cadastre-se e receba atualizações; você fará parte da nossa lista de e-mail e receberá a newsletter mensal, bem como outras informações de interesse.


>> Conheça e siga as nossas redes sociais (Whatsapp, Telegram, LinkedIn e Twitter), cujos links encontram-se disponíveis no site.




コメント


FAÇA SEU CADASTRO!

Ao cadastrar o seu e-mail você receberá uma notificação sempre que um novo conteúdo for publicado no MAR & DEFESA. Cadastre-se e não perca nenhuma atualização do MAR & DEFESA.

logo-mar-e-defesa.png
bottom of page