Publicado no blog MAR & DEFESA em 10 de julho de 2022
Durante o mês de março, por ocasião das Comissões “PROTRINDADE II” e “LEPLAC – Elevação do Rio Grande (ERG)”, o Navio Hidroceanográfico Faroleiro "Almirante Graça Aranha" (H-34) e o Navio Hidroceanográfico "Cruzeiro do Sul" (H-38) operaram nos limites externos da Amazônia Azul.
Na Comissão “PROTRINDADE II” foi efetuado o rastreio estático do marco geodésico da Ilha de Martin Vaz e estabelecido acampamento de pesquisadores de diferentes instituições científicas visando a recuperação do ecossistema terrestre do local. Aproveitando a oportunidade, a ação de presença brasileira foi marcada pela realização do Cerimonial à Bandeira no extremo leste do país.
Na Comissão “LEPLAC ERG” foi realizada sondagem batimétrica em apoio ao Plano de Levantamento da Plataforma Continental (LEPLAC) e ao Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (REMPLAC).
As Comissões fomentam o desenvolvimento do País e da ciência, ao passo que delimitam os espaços marítimos brasileiros.
Fonte: Portal Defesa em Foco, ed. 27/04/22. Matéria acessada em 10/07/22.
---
Conheça o site e o blog MAR & DEFESA, uma iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade política de Defesa no Brasil.
>> Acesse https://www.maredefesa.com.br e clique no botão Cadastre-se e receba atualizações; você fará parte da nossa lista de e-mail e receberá a newsletter mensal, bem como outras informações de interesse.
>> Conheça e siga as nossas redes sociais (Whatsapp, Telegram, LinkedIn e Twitter), cujos links encontram-se disponíveis no site.
Comments