Francisco Novellino*
MAR & DEFESA | 27 DE JANEIRO DE 2025

Imagem: https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4291806/marinha-do-brasil-devera-desativar-40-seus-meios-ate-2028. Acessada em 27/01/25.
"O nosso material flutuante está tão empobrecido que nem sequer conta uma verdadeira unidade de combate, na moderna acepção do termo."
Se você achou que o autor da declaração acima é o atual Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, gostaria de informa-lo(a) que não foi. Essas palavras constam do relatório encaminhado ao Presidente da República, em 1902, pelo então Ministro da Marinha, Contra Almirante Júlio Cesar de Noronha.
A confusão é inteiramente justificável. O Almirante Olsen, desde que assumiu o cargo, em 2023, tem repetidas vezes se manifestado de forma semelhante, seja nas Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e do Senado (CREDN/CRE), seja em entrevistas publicadas pela mídia.
Apenas para citar uma delas, o Comandante da Marinha informou aos senadores da CRE, no primeiro semestre de 2023, que teria que desativar cerca de 40% dos navios, armamentos e munições até 2028, "devido a obsolescência e por restrições severas de orçamento, que impedem a devida manutenção ou reaparelhamento" (Fonte: "Infodefensa.com", artigo de autoria do jornalista Roberto Caiafa - 16/05/23).
Passados 120 anos entre uma administração e outra, os titulares da Marinha se veem lidando com problemas semelhantes, situação vivenciada igualmente pelos Comandantes do Exército e da Aeronáutica. A razão é muito simples: os brasileiros eleitores e pagadores de impostos não se sentem ameaçados por forças externas e, portanto, não estão dispostos a custear o investimento ou o preparo das Forças Armadas - e nem votar em candidatos que defendam essa bandeira. E os candidatos sabem disso!
* Capitão de Mar e Guerra (reformado) da Marinha do Brasil, submarinista, Editor do Blog MAR & DEFESA.
---
Para entrar em contato com a Editoria do MAR & DEFESA, com o autor do artigo, ou com a mídia que o publicou originalmente, basta enviar mensagem por um dos canais abaixo:
MAR & DEFESA
Poder Marítimo e Defesa Nacional
Contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade política de defesa no Brasil
Editor responsável: Francisco Eduardo Neves Novellino
Site: maredefesa.com.br / Contato: maredefesa@gmail.com; Whatsapp: (21) 97673-4234
Participe dos grupos do MAR & DEFESA; contribua com matérias, participe dos debates e mantenha-se informado:
Telegram: https://t.me/+MIK5fP2leUQ5Mzkx
Comentários