Publicado no blog MAR & DEFESA em 14 de agosto de 2022
Imagem: https://www.defesaemfoco.com.br/2o-workshop-indicadores-estrategicos-promove-planejamento-conjunto-para-a-defesa-nacional . Baixada em 14/08/22.
O MINISTÉRIO DA DEFESA (MD), por meio da Assessoria Especial de Planejamento (Asplan), promoveu, nos dias 24, 25 e 26 de maio, na Escola Superior de Defesa (ESD), o 2º Workshop Indicadores Estratégicos. O evento, que reuniu representantes das três Forças Singulares, além de autoridades do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e da Secretaria-Geral da Pasta, deu prosseguimento aos trabalhos de elaboração do painel de indicadores e metas para o setor. O objetivo é acompanhar a implementação do Planejamento Estratégico Setorial de Defesa 2020-2031, com foco em manter as Forças Armadas em constante estado de prontidão com vistas ao cumprimento de suas missões constitucionais.
O painel será utilizado pelo Conselho Superior de Governança (Consug), para acompanhar a implementação do planejamento aprovado pela Resolução nº 2 Consug/MD, que estabelece a identidade estratégica, a missão, a visão e os valores do plano setorial, com base na Estratégia Nacional de Defesa (END). Entre os objetivos setoriais com foco na sociedade, incluídos na resolução, estão: contribuir para a dissuasão; aprimorar o preparo das Forças Armadas para o cumprimento de sua destinação constitucional; e contribuir para o desenvolvimento nacional, o bem-estar e a responsabilidade sociais e incrementar o apoio à política externa.
COMENTÁRIO (MAR & DEFESA)
A iniciativa o MD de estabelecer indicadores e metas para a Defesa Nacional é, sem dúvida, louvável. Cabe ressaltar, entretanto, que a cultura de indicadores e metas deve se estender para todos os níveis de governança, desde o Poder Político até os setores operativos das forças, passando pelo MD e pelos Comandos de Força. Em nível mais elevado, espera-se que os parlamentares da CRE e da CREDN possuam indicadores político-estratégicos a serem acompanhados periodicamente, e confrontados com metas a serem alcançadas em uma legislatura ou ano legislativo. Esses indicadores seriam gerados, naturalmente, em função das disposições da Política Nacional de Defesa (PND), em especial dos Objetivos Nacionais de Defesa (OND).
---
Conheça o site e o blog MAR & DEFESA, uma iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade política de Defesa no Brasil.
>> Acesse https://www.maredefesa.com.br e clique no botão Cadastre-se e receba atualizações; você fará parte da nossa lista de e-mail e receberá a newsletter mensal, bem como outras informações de interesse.
>> Conheça e siga as nossas redes sociais (Whatsapp, Telegram, LinkedIn e Twitter), cujos links encontram-se disponíveis no site.
Comments